Eram cerca de 1000 jovens. Participaram, em Mongué, na Jornada da Juventude da vigararia centro. São José de Mongué é a paróquia mais antiga da diocese, erigida sobre a magní­fica Baía de Inhambane pelo jesuíta francês, Victor Courtois, em 1892
Eram cerca de 1000 jovens. Participaram, em Mongué, na Jornada da Juventude da vigararia centro. São José de Mongué é a paróquia mais antiga da diocese, erigida sobre a magní­fica Baía de Inhambane pelo jesuíta francês, Victor Courtois, em 1892Uma verdadeira multidão de jovens invadiu a tranquila península da diocese de Inhambane, transformando-a em local de romagem e peregrinação, no dia mundial das missões, 23 de Outubro. Estiveram presentes jovens das paróquias da Maxixe, Jangamo, Homoine, Panda, Massinga, Mucodoene, Murrombene, Mongué e Guiúa. Eles próprios se organizaram, alugando, «chapas (carrinhas) e até camiões para que todos pudessem estar presentes; e prepararam o almoço, para que todos pudessem conviver e partilhar experiências em ambiente descontraído.
Depois da recepção e acolhimento, seguiu-se uma reflexão sobre a carta do Papa Bento XVI para o dia Mundial da Juventude, que decorreu sobre o lema: “Enraizados e edificados n”Ele [Cristo]… firmes na fé”. Um jovem de Inhambane, enviado à Jornada Mundial da Juventude, partilhou a experiência dos dias passados em Madrid e proporcionou aos jovens da diocese a audição da gravação da voz do Papa, falando aos jovens de todo o mundo, em português. Um momento muito aplaudido por todos.
O bispo de Inhambane, adriano Langa, disponibilizou-se, em seguida, para escutar as perguntas e inquietações dos jovens da sua diocese, gerando um ambiente de partilha e comunhão que contagiou toda a gente. Foi o próprio prelado que, após este momento de conversa, convidou os jovens a reconciliar-se com Cristo. Cerca de sete sacerdotes estiveram disponíveis para os ouvir em confissão. Seguiu-se o almoço partilhado, sob as sombras frescas dos cajueiros em frente do azul da baía de Inhambane.
a celebração da Eucaristia, presidida por adriano Langa e concelebrada por sete sacerdotes, encerrou o encontro. Na homilia, o bispo de Inhambane agradeceu aos jovens a sua generosidade e desafiou-os a espalhar a palavra de Deus, a chamar outros jovens, a ser apóstolos junto de outros jovens. Incentivou-os, abrindo-lhes os braços e dando-lhes a certeza de que todos têm um lugar nas suas paróquias. Todos têm lugar na Igreja.