Organização Internacional do Trabalho alerta para formação de uma geração «traumatizada» com a crise mundial do emprego entre os jovens. O trabalho a tempo parcial aumentou e apresenta-se como a única alternativa em muitos países
Organização Internacional do Trabalho alerta para formação de uma geração «traumatizada» com a crise mundial do emprego entre os jovens. O trabalho a tempo parcial aumentou e apresenta-se como a única alternativa em muitos paísesNum estudo publicado, nos últimos dias, a organização (OIT) refere não só o mau estar resultante do desemprego e de trabalhos precários, mas também consequências a longo prazo relacionadas com os salários mais baixos e a desconfiança perante o sistema económico e político. a «frustração colectiva dos jovens foi um dos motores dos movimentos de protestos que irromperam em todo o mundo, este ano, revela a OIT. É cada vez mais difícil para os jovens conseguir uma oportunidade além do trabalho parcial ou de um emprego temporário. No Médio Oriente e na África do Norte, nos últimos vinte anos, em média, um em cada quatro jovens passou pela experiência do desemprego.

Entre 2008 e 2009, o número de jovens desempregados registou um aumento histórico à escala mundial: 4,5 milhões. antes da crise, situava-se nas 100 mil pessoas por ano. a taxa do trabalho a tempo parcial entre as camadas mais jovens aumentou nos países desenvolvidos, com excepção da alemanha, entre 2007 e 2010. Em vários países, os «part-time apresentam-se como a única solução para os jovens à procura de emprego. O estudo da OIT apresenta várias medidas políticas para promover o emprego entre os jovens. Desenvolver uma estratégia de crescimento e criação de emprego direccionada para os jovens, investir na qualidade do ensino e da formação e reforçar as normas de trabalho são algumas das propostas.