Papa proclama três novos santos: Guido Maria Conforti, bispo, que fundou os Missionários Xaverianos; Luigi Guanella, fundador dos Servos da Caridade e das Filhas de Santa Maria da Providência; e Bonifácia Castro, fundadora das Servas de São José
Papa proclama três novos santos: Guido Maria Conforti, bispo, que fundou os Missionários Xaverianos; Luigi Guanella, fundador dos Servos da Caridade e das Filhas de Santa Maria da Providência; e Bonifácia Castro, fundadora das Servas de São José« a principal exigência para cada um de nós é que Deus esteja presente na nossa vida defendeu Bento XVI durante a homilia de canonização dos três novos santos, dois italianos e uma espanhola. Bonifácia Castro, beatificada pelo papa João Paulo II, a 9 de Novembro de 2003 no Vaticano, é a primeira santa da região da Salamanca. Esta é a oitava celebração de canonizações desde o início do pontificado do actual Papa.

«Como diz a Escritura (Deus) deve penetrar todos os extractos do nosso ser, preenchendo-os completamente: o coração deve saber d’Ele, deixar-se tocar por Ele, e assim também a alma, as energias do nosso querer e decidir, e ainda a inteligência e o pensamento, afirmou o Pontífice. ao comentar o Evangelho em que Jesus recorda que o primeiro mandamento é amar a Deus com todo o coração e todas as forças, o Santo Padre frisou que «o sinal visível que o cristão pode dar para testemunhar ao mundo o amor de Deus é o amor aos irmãos.

Os três novos santos deixaram-se transformar pela caridade divina e a ela conformaram toda a sua existência, salientou o bispo de Roma. «Em diversas situações e com diferentes carismas, eles amaram o Senhor com todo o coração e ao próximo como a si mesmos, tornando-se modelo para todos os crentes, disse, na homilia. O bispo Guido Conforti «sentiu fortemente a urgência de anunciar este amor a todos os que o não o haviam ainda recebido, salientou. O lema Caritas Christi urget nos’ sintetiza o programa do Instituto Missionário a que deu vida: «uma família religiosa inteiramente ao serviço da evangelização, sob o patrocínio do grande apóstolo do Oriente, São Francisco Xavier. O padre Luigi Guanella, «um novo santo da caridade dedicou-se a todos os carenciados. «Durante a sua existência terrena ele viveu com coragem e determinação o Evangelho da Caridade, o grande mandamento’ que também hoje a Palavra de Deus nos recordou. Santa Bonifácia «apresenta-se-nos como um modelo acabado em que ressoa o trabalho de Deus, um eco que chama as suas filhas, as Servas de São José, e também a todos nós, a acolher o seu testemunho com a alegria do Espírito Santo, sem temer a contrariedade, difundindo em todas as partes a Boa Notícia do Reino dos céus.