a capital da Somália recebeu nos últimos meses centenas de milhar de refugiados. Prestar auxí­lio aos que fugiram dos combates e da fome é um «desafio permanente», dizem os Médicos Sem Fronteira
a capital da Somália recebeu nos últimos meses centenas de milhar de refugiados. Prestar auxí­lio aos que fugiram dos combates e da fome é um «desafio permanente», dizem os Médicos Sem FronteiraDesde Julho, mais de 150 mil somalis abandonaram as suas províncias do centro da Somália para procurarem refúgio em Mogadíscio. Muitos perderam o gado que lhe servia de sustento devido à seca e por isso deixaram para trás as suas terras; outros procuram segurança na capital somali. a chegada de vários milhares à cidade, em poucos meses, trouxe sérios problemas sanitários. Para fazer face a uma epidemia de sarampo, a organização (MSF) deu início a uma campanha de vacinação de crianças e jovens com menos de 15 anos. Em dois meses, foram vacinados 40 mil menores, mas seria necessário abranger pelo menos 10 vezes mais para acabar com o surto, segundo um responsável.

a falta de acesso dos agentes humanitários nas zonas mais afectadas pelo conflito entre o governo de transição e os rebeldes, Shabab, constitui outro problema. as populações dessas regiões são obrigadas a deslocarem-se para a capital em busca de ajuda. Nos campos de deslocados sobrelotados, conseguir comida é um desafio. a distribuição de alimentos continua insuficiente. alguns deslocados contam com a solidariedade local para se alimentarem. algumas organizações não governamentais estabeleceram cantinas no local.

De um campo para outro, a taxa de crianças desnutridas pode variar entre os 5 e os 50 por cento. Por norma, os recém-chegados são os que apresentam piores níveis. Os MSF dirigem em Mogadíscio quatro centros de nutrição, onde são tratados os casos mais graves. Em Setembro, cerca de 500 crianças receberam cuidados nas estruturas. Segundo as estimativas, a capital da Somália conta com mais de um milhão de habitantes, sendo as necessidades sanitárias bem superior aos cuidados que são disponibilizados à população.