a Igreja celebra a memória litúrgica de João Paulo II, a primeira vez, em diversos pontos do mundo
a Igreja celebra a memória litúrgica de João Paulo II, a primeira vez, em diversos pontos do mundo a primeira festa de beato João Paulo II é assinalada este sábado, 22 de Outubro, data do início do pontificado do então Papa, em 1978. Em Roma a data á assinalada com um encontro para jovens e a Eucaristia, presidida pelo cardeal agostino Vallini. O cardeal angelo Comastri, celebrará outra missa no santuário mariano do Divino amor, próximo de Roma, e abençoará um mosaico de João Paulo II baptizado com o nome de «Pedra da Igreja.

Na capela do hospital «Bambino Gesù é exposta a última das relíquias do Papa Wojtyla. Trata-se de uma ampola com sangue que ficará exposta para a veneração dos pequenos pacientes, seus familiares e funcionários. a trasladação da relíquia foi efectuada com a presença do secretário de Estado vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, no dia 20 à tarde.

Em Lisboa, o núncio apostólico, Rino Passigato, irá benzer uma imagem de João Paulo II, às 19h, na igreja da Encarnação. a imagem ficará exposta para veneração dos fiéis. Às 20h, na Sé Patriarcal, será lançado um CD de tributo a João Paulo II, «abri as portas a Cristo que inclui o hino oficial da beatificação. a apresentação decorrerá depois da Eucaristia da memória litúrgica de João Paulo II.

Em Coimbra, o Instituto Superior de Estudos Teológicos e o seminário da diocese promovem o congresso teológico «João Paulo II: Memória e presença. Durante os trabalhos serão recordadas as facetas da vida e personalidade do Papa Wojtyla. O congresso termina com a celebração da missa votiva do beato João Paulo II, presidida pelo bispo de Coimbra, Virgílio antunes.