São pelo menos 200 mil somalianos que fugiram ao conflito no seu país, para agora estarem envolvidos noutro no Iémen. Muitos ponderam o regresso, apesar da fome
São pelo menos 200 mil somalianos que fugiram ao conflito no seu país, para agora estarem envolvidos noutro no Iémen. Muitos ponderam o regresso, apesar da fomealguns dos cerca de 200. 000 somalianos que procuraram refúgio no Iémen contra a violência e a fome no seu país estão agora a considerar regressar a casa por causa do agravamento das condições de segurança neste país da península arábica, divulgou a agência de refugiados das Nações Unidas.
a maioria dos recém-chegados informou o aCNUR [alto Comissariado para os Refugiados] que desconheciam a situação no Iémen e as condições que estariam a enfrentar [neste país], sublinhou o porta-voz andrej Mahecic.
O Iémen tem sido dilacerado pela luta entre apoiantes e opositores do Presidente ali abdullah Saleh, na maior parte dos meses deste ano, enquanto que duas décadas de guerra entre facções na Somália – do outro lado nas margens do golfo de aden – foram agravadas por uma das piores fomes de que há memória no país, que já matou dezenas de milhares de pessoas, colocou mais 750 mil em risco durante os próximos meses se não houver uma resposta adequada, e ainda afectou outros quatro milhões.