VII Fórum da Juventude, a decorrer em Paris, reúne representantes dos 193 Estados-membros para debater mudanças politicas. Os jovens «finalmente acordaram e disseram basta», defende um jovem participante
VII Fórum da Juventude, a decorrer em Paris, reúne representantes dos 193 Estados-membros para debater mudanças politicas. Os jovens «finalmente acordaram e disseram basta», defende um jovem participanteRiim aljama, de 19 anos de idade, vinda do Bahrein confessa que «oportunidades de encontrar pessoas do mundo inteiro são muito raras e diz-se «muito impressionada com a experiência. Teddy Fedric, de Granada, considera o encontro uma oportunidade «para dividir lições com outros jovens e aprender. Já Carmen Kembde, da Guiné-Equatorial, julga que o Fórum é «uma oportunidade importante para que jovens se tornem protagonistas da sua história. O português, João Rosa, acredita que o momento já chegou. «Esta mudança já está a acontecer, os jovens estiveram muito tempo arredados desse espaço de decisão a nível político, a nível social; mas finalmente acordaram e disseram basta, este não é o futuro que queremos, nem o presente ideal, afirmou, segundo a Rádio ONU.

a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), que promove o encontro, tem por objectivo escutar e permitir que os outros também ouçam. O evento que termina, hoje, focou-se ao longo destes dias no contributo da juventude para a construção da paz, e destacou três questões: os jovens como cidadãos activos na vida política e pública; a vulnerabilidade e violência gerada pela exclusão dos jovens; barreiras do desemprego. as conferências são transmitidas através da internet, em várias línguas incluindo a linguagem gestual. Os interessados poderão também visitar as páginas criadas nas redes sociais, Facebook e twitter, a propósito do fórum. O evento conta com a participação de personalidades como o escritor, Paulo Coelho.