«Nenhum país do mundo se desenvolveu sem o domí­nio da tecnologia e da inovação», lembra o responsável de uma organização não governamental. Formação dos jovens é essencial
«Nenhum país do mundo se desenvolveu sem o domí­nio da tecnologia e da inovação», lembra o responsável de uma organização não governamental. Formação dos jovens é essencialDesenvolvimento de África depende dos conhecimentos da juventude sobre as tecnologias de informação e comunicação (TIC), defende almoustapha Cissé, co-fundador da Organização não Governamental – Coders4africa. «Nenhum país do mundo se desenvolveu sem o domínio da tecnologia e da inovação. Para nós, esta questão é um desafio essencial para o continente africano. Enquanto africanos da diáspora, nós queremos dar uma contribuição essencial para a formação da juventude do continente em TIC, afirmou, o responsável, á agência Panapress.
almoustapha Cissé apela os líderes africanos a tomarem consciência das potencialidades do desenvolvimento das TIC em África. «as margens de progressão em matéria de TIC e de telefonia móvel não se encontram nem na Índia, nem na China muito menos no Brasil. Elas estão em África e as multinacionais ocidentais compreenderam-no. a sua visão está hoje virada para África, declarou, à margem de um fórum sobre a educação e formação.
Sublinha: «É preciso que nós africanos aproveitemos esta oportunidade, e aponta em particular para os sectores da medicina de ponta, da gestão da administração e facturação. «alguns destes terrenos são totalmente virgens. África deve desenvolvê-los e, para isso, precisamos de recensear as aplicações, encontrar os informáticos capazes de osexecutar. a nossa ONG trabalha para isso visto que a juventude do continente deve ter um papel chave nesta fase crucial, afirmou ainda.

Decorre o fórum de concertação com a juventude africana, em Rabat, Marrocos. O evento é uma iniciativa da associação para o Desenvolvimento da Educação em África e da Organização Islâmica para a Educação, Ciência e Cultura. Durante três dias, os participantes debatem com jovens questões relacionadas com a educação e formação no continente.