Representantes de 18 países em desenvolvimento, reunidos numa conferência ambiental das Nações Unidas na alemanha, apresentaram soluções inovadoras para promover o desenvolvimento sustentável
Representantes de 18 países em desenvolvimento, reunidos numa conferência ambiental das Nações Unidas na alemanha, apresentaram soluções inovadoras para promover o desenvolvimento sustentável a iniciativa que conta com o apoio do PNUM a (Programa das Nações Unidas para o Meio ambiente) reúne 47 jovens líderes ambientais. Foram apresentadas algumas ideias inovadoras: um mapa interactivo de centros de reciclagem, na argentina, projectos de ecoturismo para ciclistas, no Chile, a troca de carvão por combustível ecológico, no Quénia, e telemóveis carregados com energia solar.

Winnie Hagemeyer, cientista do Instituto Crianças da Terra, referiu à Rádio ONU a importância da participação das crianças e jovens no combate dos problemas do ambiente. «Se cada criança plantasse uma árvore no mundo, a gente poderia diminuir o processo de aquecimento global, lembrou. «Então, estamos a tentar envolver crianças, fazendo eventos na ONU e trazendo este tema para dentro da ONU.

Um das questões em destaque no encontro a decorrer na alemanha, esta semana, é a participação na preparação da Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável, que vai realizar-se, no Rio de Janeiro, em Junho de 2012. Os jovens querem tornar o «Rio + 20 uma prioridade para os governos.