Requerentes de admissão legal em países industrializados aumentaram 17 por cento nos primeiros seis meses deste ano
Requerentes de admissão legal em países industrializados aumentaram 17 por cento nos primeiros seis meses deste anoOs pedidos de asilo nos países desenvolvidos aumentaram 17 por cento nos primeiros seis meses deste ano. a maioria dos que procuram a admissão são provenientes de países em que se regista um histórico de deslocamentos das populações, informou esta terça-feira a agência de refugiados da ONU.

Pelo menos 198. 300 pedidos de asilo foram apresentadas no período de 1 de Janeiro a 30 de Junho, face aos 169. 300 no mesmo período do ano passado, indicou o alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR) no seu relatório sobre “Tendências e níveis de asilo dos países industrializados” para a primeira metade do ano.

Os pedidos de asilo atingem normalmente um pico na segunda metade do ano. O aCNUR prevê que este ano se possam atingir as 420 mil aplicações, o maior número total de requerentes de asilo que tentam obter admissão legal em países industrializados nos últimos oito anos.