Esforços intensificados para se descobrirem engenhos explosivos não detonados e reforçar capacidades dos timorenses se desfazerem destes objectos
Esforços intensificados para se descobrirem engenhos explosivos não detonados e reforçar capacidades dos timorenses se desfazerem destes objectos Timor-Leste e as Nações Unidas estão a intensificar os seus esforços para descobrirem engenhos explosivos não detonados (UXO, na sigla inglesa) neste país do Sudeste da Ásia e a reforçar as capacidades dos timorenses se desfazerem destes objectos mortais.

Equipas especializadas da Polícia das Nações Unidas (UNPOL) e a Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL) têm vindo a recolher engenhos explosivos em todo o país e a desarmá-los, anunciou a missão de paz da ONU (UNMIT).

Na localidade de Metinaro mais 19 peças de engenhos explosivos, incluindo morteiros, granadas de mão e de artilharia, foram eliminados de forma segura esta terça-feira. Estes UXO resultam dos anos em que rebeldes timorenses combateram o exército ocupante da Indonésia.