Bens esquecidos em casa e sem uso vão poder ter uma vida nova, uma plataforma de doações que é lançada a 31 de Outubro
Bens esquecidos em casa e sem uso vão poder ter uma vida nova, uma plataforma de doações que é lançada a 31 de Outubro«O dou.pt é um ebay de doações, explica o coordenador do projecto. O site faz a ligação entre quem quer dar um bem ou objecto e quem quer receber, seja um particular ou uma empresa. Tudo isto à distância de cliques.

Todos podem fixar doações e pesquisar, permitindo assim ligações directas entre os vários utilizadores do «dou.pt.como funciona? «Eu tenho um bem, tiro uma fotografia ou descrevo o que é o bem, dou-lhe uma categoria e ele fica online. De uma forma muito simples e rápida, em menos de trinta segundos, consigo pôr um produto online, afirma Pedro Saraiva, à Lusa, explicando como funciona a plataforma.

ao efectuar a pesquisa, quando alguém pesquisa um bem, ela é feita tendo em conta a proximidade geográfica. É o coordenador do projecto que destina para quem vai o bem e sugere que a transacção seja efectuada presencialmente. O sistema faz uma avaliação das transacções para perceber quem dá e quem recebe e vai premiando com medalhas.

O projecto está pensado para três anos. Pedro Saraiva acredita ser possível gerar poupanças de 22 milhões de euros, com base nos produtos que vão para o lixo e no valor que o sistema assume para cada produto doado. a apresentação «dou.pt está marcada para 31 de Outubro, Dia mundial da poupança.