Chuvas intensas na américa Central já fizeram pelo menos 80 mortos: 32 em El Salvador, 29 na Guatemala, 13 em Honduras e 8 na Nicarágua. Em todos os países, o número de pessoas afectadas pelas fortes chuvas chega aos 190 mil
Chuvas intensas na américa Central já fizeram pelo menos 80 mortos: 32 em El Salvador, 29 na Guatemala, 13 em Honduras e 8 na Nicarágua. Em todos os países, o número de pessoas afectadas pelas fortes chuvas chega aos 190 milO ministro do Meio ambiente de El Salvador, Herman Rosa Chávez, anunciou que a quantidade de água acumulada no país atingiu um nível histórico: 1. 245 milímetros. Centenas de casas ficaram destruídas; o governo já apelou à ajuda internacional para fazer frente à situação de emergência, adianta a agência ansa.
Na Guatemala que conta com 29 mortes, o presidente, alvaro Colom, decretou o «estado de calamidade pública. Cerca de 5. 500 pessoas estão recolhidas em abrigos. Em Honduras, as chuvas afectaram mais de 30 mil pessoas; o número de pessoas a viver em abrigos ultrapassa os sete mil. a Nicarágua tem 12 dos 15 estados, em alerta preventivo. O país tem cerca de 350 quilómetros de ruas e estradas danificados. Costa Rica e Panamá não registam vítimas mortais, mas, tiveram que evacuar pessoas das zonas de risco. Em todos os países, o número de pessoas afectadas pelas fortes chuvas chega aos 190 mil. além dos estragos causados em estradas, pontes e habitações, as fortes precipitações também arruinaram colheitas, agravando ainda mais a pobreza na região. afectaram a exportação de produtos perecíveis, como os legumes e o café, indica a mesma fonte.

a américa Central é uma das zonas do mundo que apresenta maior vulnerabilidade aos desastres naturais. Peritos estimam que os prejuízos resultantes destes fenómenos rondam os 13,6 milhões de dólares (cerca de 10 milhões de euros).