arcebispo do Haiti pede mais empenho do governo na reconstrução do Haiti. O país vai avançar porque a população «trabalha e não tem medo da pobreza», considera Guire Poulard
arcebispo do Haiti pede mais empenho do governo na reconstrução do Haiti. O país vai avançar porque a população «trabalha e não tem medo da pobreza», considera Guire Poulard«Urge recolocar em ordem a administração do Haiti, afirmou o arcebispo de Porto Príncipe, durante um encontro com responsáveis do voluntariado internacional. «Se o país fosse bem organizado, poderia ser reconstruído em dez anos, explicou Guire Poulard, considerando que as pessoas no governo não estão «preparadas.

Contudo, acredita que o país vai avançar porque a população «trabalha e não tem medo da pobreza. ao longo da sua história demonstrou ser capaz de «emergir com força diante das dificuldades. O arcebispo, citado pela agência Fides, lembrou a perda de técnicos formados, como médicos, enfermeiros, agrónomos, durante o terramoto de Janeiro de 2010 e sublinhou o empenho da Igreja na educação dos cristãos, em particular os jovens, «chamados a reconstruir o país.

Segundo o mesmo, no Haiti, encontram-se cerca de mil religiosos católicos; entre eles, 800 sacerdotes que actuam ao nível da educação, reconstrução, assistência aos menores e apoio às famílias. Nos serviços prestados não é feita «distinção entre as pessoas. Os católicos do Haiti vivem «uma experiência dura, mas muito rica, pois descobrem que a Igreja «não são urbanística, mas é o povo de Deus que se reúne sob uma árvore, nas tendas ou sob o sol, indicou ainda à mesma fonte.