“andorinhas do Guiúa” é a equipa de futebol da paróquia do Guiúa. Treina regularmente, aos fins de semana, no campo de areia da missão. Mas, apesar das limitações, chegou aos quartos de final da Taça de Inhambane
“andorinhas do Guiúa” é a equipa de futebol da paróquia do Guiúa. Treina regularmente, aos fins de semana, no campo de areia da missão. Mas, apesar das limitações, chegou aos quartos de final da Taça de InhambaneSem as medidas regulamentares dos campos de futebol, o estádio dos andorinhas do Guiúa é suficientemente grande para corridas vertiginosas, quedas violentas, amortecidas pela areia, golos e emoções semanais que povoam as conversas da semana. Neste campo sem balizas a sério, nem riscos marcados no chão, mais do que à bola, jogam-se as vidas dos jovens do Guiúa. Não tem bancadas, mas se tivesse, eu estaria a aplaudir sempre em cada passe, em cada táctica, o espírito de equipa e a iniciativa.

a equipa é treinada pelo armando, motorista e braço direito da missão. O guarda-redes é o Jamisse, o nosso jardineiro. Os outros jogadores são o João Justino, irmão do Jamisse e prestes a entrar para o seminário; o Hilário, professor de ginástica da escola primária, irmão do armando; o filho do guarda, este e aqueloutro, em cada um, um parentesco, um laço que liga à missão, à escola e à comunidade.

a equipa andorinhas do Guiúa jogou, este domingo, 16 de Outubro, no velho campo do Ferroviário, o melhor campo de Inhambane. O adversário era o Chalambe, equipa da casa. Confrontaram-se para os quartos de final da taça do Município de Inhambane. Os nossos andorinhas compareceram, equiparam-se, fizeram o aquecimento e, formados em círculo, escutaram atentamente as tácticas do treinador armando. O nervoso miudinho sentia-se no ar, mas não quiseram deixar de se fotografar com a Equipa Missionária do Guiúa, que os foi apoiar.

Entraram em campo e ficámos cá fora a sofrer. Mais adaptado ao terreno, que é de terra batida e não em areia, e por ventura mais bem preparado, o Chalambe de Inhambane venceu o desafio. Mas, eu saí do campo com orgulho de ser o presidente do andorinhas do Guiúa. O Centro patrocina a manutenção do equipamento, muitas das viagens dos seus jogadores e algumas despesas inerentes às participações no campeonato. aparentemente, só tem despesas. Porém, cada vez que estes jovens se reúnem, se organizam e se divertem saudavelmente, sinto que ganhamos. Ganhamos o desafio onde se joga uma alegoria da vida ou aquilo que ela pode ser.