«Pedimos que no momento das eleições, tenham a clara consciência de eleger candidatos honestos, correctos, que optem pelo bem do país», apela o bispo, Juan Vicente Córdoba
«Pedimos que no momento das eleições, tenham a clara consciência de eleger candidatos honestos, correctos, que optem pelo bem do país», apela o bispo, Juan Vicente Córdoba«Visto que a Igreja está presente nos cantos mais remotos da Colômbia, tivemos conhecimento do comércio de votos, da migração dos eleitores, das cédulas falsificadas e do facto que até os mortos começam a votar. Não se pode concordar ou ser cúmplices dos desonestos, afirma a Conferência Episcopal da Colômbia, numa carta dirigida ao presidente do país, Juan Manuel Santos, entre outras autoridades estatais. Realizam-se eleições regionais a 30 de Outubro, no país latino-americano.

Segundo a agência Fides, Juan Vicente Córdoba, secretário-geral da Conferência Episcopal, explicou que a proximidade existente entre a Igreja e a população favoreceu a obtenção de informações sobre possíveis fraudes eleitorais. O bispo apela a população a votar com civismo: «Pedimos que, no momento das eleições, tenham a clara consciência de eleger candidatos honestos, correctos, que optem pelo bem do país. Os prelados incentivam a denúncia do comércio de votos e de outros actos que atentem contra a «transparência democrática.

a 23 de Outubro, em todas as paróquias do país, vai ser lida uma carta pastoral que pretende fornecer ao povo colombiano algumas directrizes fundamentais. Os bispos apontam para a importância do combate da pobreza e da corrupção e para o respeito pela vida e pela família. Pretende-se que as eleições favoreçam a construção de uma nação mais democrática, justa e solidária.