Dois artigos da Constituição do México foram alterados. apesar dos progressos realizados nos últimos anos, cerca de 18 por cento da população vive em condições de insegurança alimentar
Dois artigos da Constituição do México foram alterados. apesar dos progressos realizados nos últimos anos, cerca de 18 por cento da população vive em condições de insegurança alimentarTer «uma alimentação nutritiva, suficiente e de qualidade é um direito de cada cidadão e o «Estado vai garanti-lo. a Constituição mexicana foi alterada o que, segundo a agência Misna, constitui uma etapa na segurança alimentar. Outro acrescento ao texto constitucional pretende obrigar o Estado a promover as condições necessárias para o desenvolvimento rural.

O enviado especial das Nações Unidas para o direito à alimentação, Olivier de Schutter, aprova. as reformas «são particularmente importantes no âmbito da instabilidade dos preços e tendo em conta a necessidade para os governos de assegurar a acessibilidade e a disponibilidade de comida aos seus cidadãos, afirmou. É necessário aplicá-las para o bem de toda a população, acrescentou.

O México tem feito progressos na luta contra a fome e a má nutrição. a taxa de crianças com menos de cinco anos com peso a menos baixou de 14 por cento em 1998 para cinco por cento em 2006. Porém, no país latino-americano, 19 milhões de pessoas, isto é cerca de 18 por cento da população, vivem em condições de insegurança alimentar.