a pobreza é uma violação dos direitos humanos. Uma em cada sete pessoas passa fome no mundo e 200 milhões estão sem emprego
a pobreza é uma violação dos direitos humanos. Uma em cada sete pessoas passa fome no mundo e 200 milhões estão sem emprego«O mundo que queremos apresenta exemplos positivos de quem anda a fazer alguma coisa pela erradicação da pobreza. Este pretende ser um relatório diferente, dando voz a «crianças, jovens, excluídos sociais, mulheres e homens que vivem na pobreza. Foi preparado por várias organizações, entre as quais a portuguesa Oikos, representando 173 milhões de pessoas.

O relatório é um «levantamento feito pelas próprias pessoas que têm feito alguma coisa para minorar a pobreza, esclarece o director de desenvolvimento da organização não governamental para o desenvolvimento Oikos, citado pela Lusa. Em avaliação, no documento, está o que foi feito durante o ano de 2010, «para um mundo mais justo, assinala Pedro Krupenski.

Os testemunhos na primeira pessoa visam «encorajar os outros a fazerem o mesmo. Do Bangladesh aos países da américa Latina, são apresentados diferentes casos, desde «pessoas que participaram nas primaveras árabes e que, de forma espontânea, convocaram família e amigos para os protestos contra os regimes ditatoriais que as oprimiam. Ou associações de mulheres que «se uniram no contexto árabe para pedir mais direitos e «grupos que promoveram a ratificação de tratados internacionais.

O responsável da Oikos acredita que «todos, à nossa pequena escala, individual ou colectivamente, podemos de facto contribuir para um mundo melhor. ainda que as oito metas fixadas pelas Nações Unidas em 2000, os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, entre as quais a erradicação da pobreza, estejam por cumprir, «é preciso renovar esforços e estabelecer metas, a pensar já no pós-2015, «com afinco, porque se as metas não forem atingidas até lá, têm que ser atingidas de qualquer modo, se não neste prazo, noutro.