Movimentos de revolta popular como a «primavera árabe» ajudam a sociedade civil a construir o seu próprio destino, defende Pedro Pires, ex-presidente de Cabo Verde
Movimentos de revolta popular como a «primavera árabe» ajudam a sociedade civil a construir o seu próprio destino, defende Pedro Pires, ex-presidente de Cabo Verdeas sociedades actuais não devem ficar só a cargo de políticos ou militares, defende o vencedor do prémio Mo Ibrahim 2011, também conhecido por prémio de «boa governança política. O responsável considera que movimentos de revolta popular como a «primavera árabe ajudam a sociedade a construir o seu próprio destino.

«O mundo de hoje pede uma sociedade civil engajada e informada para que o nosso destino não fique só nas mãos dos políticos e dos militares. Nós todos temos que trabalhar para que toda a sociedade contribua para a solução dos grandes problemas. Eu penso que falta uma sociedade civil mais engajada e mais interveniente, afirmou, à Rádio das Nações Unidas.

Pedro Pires foi presidente de Cabo Verde durante uma década. Durante a sua governação, Cabo Verde deixou de ser um país menos desenvolvido. a entrega do Prémio Mo Ibrahim vai ocorrer a 12 de Novembro, em Túnis, capital da Tunísia, onde nasceu a «Primavera árabe.