Nos 50 anos da abertura do Concílio Ecuménico Vaticano II, a partir de 11 de Outubro 2012, a Igreja celebrará um «ano da fé»
Nos 50 anos da abertura do Concílio Ecuménico Vaticano II, a partir de 11 de Outubro 2012, a Igreja celebrará um «ano da f黫Será um momento de graça e de empenho para uma cada vez mais plena conversão a Deus, para reforçar a nossa fé e para anunciá-Lo com alegria ao homem do nosso tempo, afirmou Bento XVI ao anunciar este ciclo.com início a 11 de Outubro de 2012, concluir-se-á a 24 de Novembro de 2013, solenidade de Cristo Rei do Universo.

O anúncio foi feito no final da Eucaristia celebrada na basílica de São Pedro, no âmbito do primeiro encontro promovido pela «Nova Evangelização. O Pontífice declarou que quer «dar um impulso renovado à missão de toda a Igreja de conduzir o homem do deserto, onde frequentemente se encontra, para o lugar da vida, para a amizade com Cristo, que nos dá esta vida em plenitude.

Perante cerca de oito mil responsáveis e leigos, o Santo Padre salientou que esta iniciativa será especificada numa carta apostólica. Este «ano da fé ocorre por ocasião dos 50 anos do Concílio do Vaticano II, convocado pelo Papa João XXIII. Marcou a abertura da Igreja ao mundo e à modernidade, com o reconhecimento da liberdade religiosa e o respeito devido às outras religiões. a liturgia e a pastoral foram profundamente renovadas com o Concílio.