130 pessoas participaram na primeira das Rota das catedrais, visitas a templos e igrejas da diocese de Leiria-Fátima
130 pessoas participaram na primeira das Rota das catedrais, visitas a templos e igrejas da diocese de Leiria-Fátima a música aliada à cultura e ao património. O arranque foi dado na tarde de sábado, com a visita à igreja de Santa Maria da Pena, no Castelo de Leiria. Uma visita guiada pelo historiador Saúl antónio Gomes que permitiu à mais de uma centena de participantes desta iniciativa do Departamento de Bens Culturais da diocese de Leiria-Fátima ficar a conhecer a história e cultura presentes na cidade. Os turistas citadinos foram ainda guiados à igreja de São Pedro e à Sé catedral de Leiria.

ao conhecimento cultural foi aliada a música. Um coral presenteou os visitantes com alguns temas no primeiro templo. Já na igreja de São Pedro, foi a vez do órgão e da voz, enquanto que na sé, se ouviu um pequeno concerto de órgão. Mensalmente, aos sábados, durante a tarde, estas visitas pretendem dar a conhecer o património religioso de valor da diocese. até Maio de 2012, a iniciativa percorre vários templos, passando pelas diferentes vigararias e terminando em Fátima, com uma visita a algumas capelas.

a primeira das visitas foi acompanhada pelo bispo antónio Marto que realçou que as igrejas, «fruto da fé de gerações abrem a porta ao infinito e «ao mistério do transcendente. Referindo-se à Sé catedral, apontando-a como «símbolo da espiritualidade e despojamento, mas também uma «sala de visitas (parafraseando Saúl antónio Gomes, quanto ao estilo de construção) que reúne os fiéis como «grande família.