Ban Ki-moon pediu mais esforços para evitar mais catástrofes. a segurança internacional no âmbito da actividade das centrais nucleares tem sido uma preocupação dos líderes internacionais
Ban Ki-moon pediu mais esforços para evitar mais catástrofes. a segurança internacional no âmbito da actividade das centrais nucleares tem sido uma preocupação dos líderes internacionaisNos últimos dias, Ban Ki-moon, secretário-geral das Nações Unidas, lembrou os desastres naturais, enchentes, terramotos e tsunamis, que ocorreram em 2010. O responsável pediu mais esforços para evitar mais catástrofes. Segundo a agência, ONU-Habitat, 200 milhões de pessoas correm o risco de ficar sem casa por causa dos desastres, até 2050. Tal poderá acontecer devido ao aumento do nível dos mares e de um maior número de inundações e secas.
Há no entanto uma «boa notícia, indicou Ban ki-moon. alguns países já provaram que é possível reduzir os riscos relacionados com cheias e ciclones, investindo em dispositivos de alerta de risco, entre outras coisas. Contudo, o recente desastre na central de Fukushima, no Japão, fez ressurgir o medo de ocorrerem novos acidentes nucleares. Desde então, a segurança internacional no âmbito da actividade de centrais atómicas tem sido uma preocupação dos líderes internacionais.