Padre João Lourenço tomou posse como novo director da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa. Sucede a Peter Stilwell, que se mantém como vice-reitor
Padre João Lourenço tomou posse como novo director da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa. Sucede a Peter Stilwell, que se mantém como vice-reitorJoão Lourenço defende que a Faculdade de Teologia tem uma «missão eclesial e científica que passa, em primeiro lugar, pela «atenção que a teologia deve prestar à sociedade e à Igreja. O professor catedrático na área de Teologia Bíblica é preciso ler os «sinais que chegam, disse ao programa Ecclesia da RTP2.

a «reactualização da mensagem do Concílio [Vaticano II] é o primeiro dos desafios que se avizinham. «Vamos iniciar as comemorações dos 50 anos [do início das sessões conciliares, 1962] e é importante que a nossa sociedade e a Igreja tomem consciência do significado deste acontecimento, disse.

O padre franciscano, que já tinha exercido o cargo entre 1991 e 1996, considera que «há um défice muito grande de formação em áreas específicas e expressivas da nossa fé. Em matéria de formação teológica, o responsável entende que é necessário reclamar do governo tratamento igual para o financiamento. «Sempre invocam na constituição que todos têm direito à educação, mas depois não têm o direito a escolher a educação, o Estado quer impor a educação que ele quer. Estou a falar da Universidade Católica e estou a falar de teologia, havia dito, antes da tomada de posse à Rádio Renascença.

O padre João Lourenço nasceu a 3 de Julho de 1948, em Braga. Licenciado em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa, apresentou tese de doutoramento no Studium Biblicum Franciscanum de Jerusalém. a sua nomeação como director da Faculdade de Teologia data de 6 de Setembro de 2011, segundo um documento da Congregação para a Educação Católica, organismo da Santa Sé.