LaMaSE, assim se chama, de modo conciso a Liga de amigos do Museu de arte Sacra e Etnologia de Fátima que nasceu vinte anos depois do museu ter aberto as portas ao público
LaMaSE, assim se chama, de modo conciso a Liga de amigos do Museu de arte Sacra e Etnologia de Fátima que nasceu vinte anos depois do museu ter aberto as portas ao público a Liga nasceu pela mão de pessoas «com afecto pelos valores de cultura. São um grupo de nove personalidades fatimenses, ligados à Cultura, à Educação e à cidade de Fátima, liderados por Lucília Neves, docente. ainda no início, a Liga vai aprovar os estatutos e abrir as portas para que outras pessoas possam tornar-se amigos da Liga. Foi apresentada publicamente a 13 de outubro, na sessão comemorativa dos 20 anos do Museu.

Lucília Neves esclarece que o objectivo é «envolver as escolas e a comunidade local sem esquecer a vocação turística da cidade. Partindo da premissa que «a cultura não é aborrecida Lucília Neves quer ainda cativar um público de idosos que vivem em Fátima para a Liga de amigos do Museu.

Sem fins lucrativos, a LaMaSE aponta como vantagens, preços especiais para cursos promovidos pelo Museu, entradas gratuitas em exposições e informações antecipadas. Há já um programa de actividades previsto, sendo a primeira das actividades, um passeio cultural, em tempo de São Martinho. É também dever dos amigos da Liga apoiar as várias actividades e angariar fundos.