«Hoje sinto que está a renascer na Igreja sobretudo, entre a juventude, um anseio de profundidade», afirmou José Policarpo, na sessão de abertura, do Congresso Internacional de Santa Beatriz da Silva, que decorre em Fátima
«Hoje sinto que está a renascer na Igreja sobretudo, entre a juventude, um anseio de profundidade», afirmou José Policarpo, na sessão de abertura, do Congresso Internacional de Santa Beatriz da Silva, que decorre em FátimaO cardeal patriarca de Lisboa apontou para a simultânea «grande crise e «expansão que os mosteiros, actualmente, atravessam em todo o mundo. «O mosteiro tem uma missão no seio da comunidade, lembrou José Policarpo aos participantes. «Hoje sinto que está a renascer na Igreja sobretudo, entre a juventude, um anseio de profundidade, observou, referindo que «são cada vez mais crescentes os exemplos concretos de gente que busca, que sente um anseio, um chamamento para procurar o absoluto de Deus, do amor e da verdade. «Curiosamente, os mosteiros actuais não os atraem, não lhes aparecem como uma resposta para estes anseios.

apontou para o papel da mulher: «Santa Beatriz afirmou a importância decisiva e crucial da mulher nesta aventura do espírito. « a mulher cristã que se deixe apaixonar por esta aventura da contemplação é chamada a ser, no mundo de hoje, explosão de amor: na família, na Igreja, no mosteiro, no convento, no apostolado, na nova evangelização. Neste descobrir caminhos novos para o papel da Igreja nesta Europa, parece-se que se esqueceu dela. Por fim, dirigiu um apelo aos participantes: «Voltemos a dar à Europa uma alma que ela já teve e que tem que redescobrir.

a mensagem do Presidente da República para o evento, lida por José Sanches Alves, classifica o congresso como um «encontro de um maior relevo histórico, científico e espiritual. No documento, Cavaco Silva destaca: «É importante conhecer melhor a intensa e multissecular acção das ordens e congregações religiosas estabelecidas em Portugal pois tal acção faz parte da nossa identidade cultural e do nosso perfil colectivo desde os alvores da fundação da nacionalidade.