Coordenador cientí­fico do roteiro do Museu de arte Sacra e Etnologia de Fátima assinala que o discurso do museu deve levar o usufruidor da exposição a penetrar numa narrativa de construção museológica
Coordenador cientí­fico do roteiro do Museu de arte Sacra e Etnologia de Fátima assinala que o discurso do museu deve levar o usufruidor da exposição a penetrar numa narrativa de construção museológicaNasceu por causa das missões e possui um núcleo museológico de elevado valor, afirmou o coordenador científico do roteiro. Marco Daniel Duarte assinalou a particularidade deste ser um museu que pertence à Rede Portuguesa de Museus, desde 2003, cumprindo critérios muito rigorosos.

a primeira palavra da sua apresentação do roteiro serviu, exactamente para apontar as diferenças com outros espaços temáticos e cenográficos que «exibem objectos. O também director do Museu do Santuário de Fátima manifestou a sua «admiração por uma instituição como o Instituto Missionário da Consolata (proprietário do Museu) investir na cultura, em particular, em tempo de crise. «Parece anormal, comentou. Marco Daniel Duarte salienta que o MaSE tem sabido «aproveitar as oportunidades para valorizar o museu.

apesar de não ser a instituição museológica mais antiga na cidade de Fátima (o museu do Santuário nasceu nos anos 50), «no Museu de arte Sacra e Etnologia essa narrativa foi procurada numa das mais estruturantes e complexas narrativas da literatura universal, tomada por muitos como Palavra sobre-humana, assim se desenhando um percurso assumidamente catequético, mas também assumidamente científico, mostrando-se realidade do diálogo tantas vezes preconizado ultimamente chamado de pátio dos gentios, isto é, fórum de todos, salienta.

Nesta viagem pelos quatro espaços visitáveis, os diversos especialistas tratam um tema e acompanham o visitante no seu percurso. No roteiro há sempre uma «chamada de atenção para focar a atenção da pessoa em aspectos que poderão ter passado despercebidos. São 120 páginas de um roteiro que perpassa a teologia, a evangelização, passa pela missão e termina na Sala dos pastorinhos que mostra objectos ligados aos pais dos videntes, bem como o barrete do próprio Francisco Marto. Um roteiro para revisitar, aconselha o especialista, depois em casa.