a Igreja Católica portuguesa está disponível para discutir extinção ou a deslocação de feriados religiosos
a Igreja Católica portuguesa está disponível para discutir extinção ou a deslocação de feriados religiosos«Os feriados religiosos constam do acordo entre a Santa Sé e o Estado português pelo que «terá que ser a este nível que as coisas terão que ser conversadas, afirma o porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa. Mas, a Igreja mantém abertura para o diálogo em relação à extinção ou a deslocação de feriados religiosos, caso as datas civis também sofram alterações, salienta Manuel Morujão.

No entanto «é fácil de ver que há certas festas que são inamovíveis. Não vamos celebrar o Natal a 23 ou 27 de Dezembro, defendeu. Este assunto «não é uma questão de dogma de fé, mas antes «uma questão de respeito da cultura popular que tem nas festas religiosas um particular interesse e apreço, disse.

O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, avançou que o governo está a estudar o fim de alguns feriados e a deslocação de outros para junto do fim-de-semana. a redução do número de feriados poderá já ser visível em 2012, pretendendo o governo evitar algumas «pontes.

O número de dias de férias anuais legais, bem como os feriados é de 39 dias no total. Os portugueses gozaram 11 feriados, em 2011. No próximo ano, estão previstos 13, cinco dos quais decorrem ao fim-de-semana. Isto sem contar com o Carnaval. No entanto, o dia do trabalhador e o Natal – ambos à terça-feira – deverão manter-se.