Estreitar os «laços afectivos e espirituais» com os povos de Leste, mantendo-os vivos é o desejo do bispo de Leiria-Fátima
Estreitar os «laços afectivos e espirituais» com os povos de Leste, mantendo-os vivos é o desejo do bispo de Leiria-FátimaFátima está ligada à Rússia desde as aparições de 1917. «Todos os cristãos da Rússia encontraram em Nossa Senhora, muitas vezes nos ícones escondidos, o alento e auxílio maternos que os levaram a resistir a uma ditadura ateia até recuperarem a liberdade, assinalou antónio Marto aos jornalistas apresentando a ligação entre Fátima e a Rússia.

O prelado referiu-se à mensagem de Fátima como marcante para a Rússia quer «no aspecto de advertência, quer como uma visão de alento e de esperança consoladora. O prelado referiu que o «povo crente e não apenas os católicos, mas todos os cristãos, encontraram em Nossa Senhora a «protecção que os levou a resistir.

antónio Marto referiu-se ainda às intenções desta peregrinação, de paz no mundo, lembrando os 25 anos que passam do encontro de assis, iniciativa promovida por João Paulo II em 1986 e cuja efeméride é evocada a 27 de Outubro. Um encontro que ganha maior importância no momento de crise e de insegurança a nível mundial.

O arcebispo de Moscovo considerou que esta peregrinação é uma «ocasião de entregar a Nossa Senhora a pretensão de «crescer um cristianismo mais autêntico. a conversão ao Cristianismo, independentemente de ser ortodoxo ou católico é o grande desejo do prelado. O responsável da Igreja católica de Moscovo, Paolo Pezzi, adiantou que a possibilidade será de o patriarca Kirill reunir com Bento XVI, em Roma. No entanto, ainda não está nada definido, mas não será para breve que isto acontecerá, disse o responsável.