Há muito tempo solicitado por visitantes e investigadores, o roteiro do Museu de arte Sacra e Etnologia de Fátima é lançado a 13 de Outubro
Há muito tempo solicitado por visitantes e investigadores, o roteiro do Museu de arte Sacra e Etnologia de Fátima é lançado a 13 de Outubroabriu as portas a 13 de Outubro de 1991. Vinte anos depois, na passagem do aniversário, conhece a luz do dia, um roteiro de «grande qualidade gráfica e científica, salienta o director do Museu de arte Sacra e Etnologia de Fátima. Esta publicação é «um instrumento de apoio à visita ao espólio da sua exposição permanente, explica Gonçalo Cardoso. ao mesmo tempo é «um primeiro subsídio em ordem a poder divulgar o seu espólio no seio da comunidade museal e científica, disse à Fátima Missionária.
Com coordenação geral de Gonçalo Cardoso e coordenação científica de Marco Daniel Duarte, director do Museu do Santuário de Fátima , a publicação, em formato a5 apresenta «conteúdos de autoria de alguns dos mais conceituados especialistas nacionais. Os textos são da autoria de anísio Franco, Celina Bastos, Gonçalo Cardoso, Isabel Matias, Luísa Penalva, Marco Daniel Duarte, Margarida Rodrigues, Maria João Vilhena de Carvalho, Norberto Louro (ex-superior provincial dos missionários da Consolata) e Paula Pelúcia aparício.

Obra com design e paginação de ana Paula Ribeiro, conta também com fotografia de ana Paula Ribeiro e de David Santos. Esta publicação obteve o apoio financeiro da Rede Portuguesa de Museus e Instituto dos Museus e da Conservação no âmbito do PROMUSEUS 2010.

O Roteiro do Museu de arte Sacra e Etnologia de Fátima, propriedade dos missionários da Consolata, será apresentado pelo seu coordenador científico, Marco Daniel Duarte, historiador de arte e distinguido com o Prémio Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Serrão, atribuído pela academia Portuguesa da História, na sessão comemorativa dos 20 anos, a 13 de Outubro, pelas 17h30. Será ainda apresentada a Liga de amigos.