a plantação de papoula, da qual provem a heroí­na e outras drogas, subiu sete por cento em 2011. O afeganistão é um dos maiores consumidores do mundo
a plantação de papoula, da qual provem a heroí­na e outras drogas, subiu sete por cento em 2011. O afeganistão é um dos maiores consumidores do mundoUm estudo apoiado pelas Nações Unidas revela que o número de toneladas de droga passou de 3,6 mil, em 2010, para 5,8 mil, em 2011. Os resultados foram divulgados, ontem, pelo governo e pela organização, na capital afegã, Cabul, e em Viena, na Áustria, onde se situa a sede do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

Em 2010, no afeganistão, verificou-se uma drástica queda nos níveis de produção devido a uma praga que arruinou as colheitas de papoula. Segundo especialistas, a produção de ópio tem um peso considerável na economia afegã. Representa cerca de nove por cento do Produto Interno Bruto, um valor que não engloba os ganhos ilícitos do tráfico, indica a Rádio ONU.

Entre outras causas, as Nações Unidas apontam para a insegurança como um dos motivos responsáveis pelo aumento da produção de ópio. O afeganistão é um dos maiores consumidores do mundo. Um problema que gera outros, como a propagação do vírus do HIV/Sida entre os consumidores de drogas injectáveis. Yuri Fedotovm, director do UNODC, apelou o afeganistão a aumentar o número de apreensões, que representam três por cento do total da produção.