Economia verde é uma grande oportunidade para o crescimento de um país mas necessita do apoio do sector privado, defende responsável. Garantir a sustentabilidade ambiental é uma das Metas do Milénio para 2015
Economia verde é uma grande oportunidade para o crescimento de um país mas necessita do apoio do sector privado, defende responsável. Garantir a sustentabilidade ambiental é uma das Metas do Milénio para 2015O Pnuma (Escritório do Programa das Nações Unidas para o Meio ambiente), no Brasil, aponta para a economia verde como uma grande oportunidade para o crescimento de um país. « a economia verde vai ter que ter inúmeras caras e sair do círculo dos convertidos à causa ambiental para que ela se amplie mais neste discurso e inclua outros actores fundamentais como aqueles das áreas económicas de todos os governos do mundo, afirmou Denise Hamú, chefe da organização, à Rádio das Nações Unidas. a responsável considera que é necessário o apoio do sector privado para que a economia verde ganhe mais força.

O conceito de economia verde refere-se às actividades que procuram melhorar o bem-estar das pessoas e simultaneamente tem em atenção questões como a equidade social, os riscos ambientais e a escassez dos recursos naturais. Garantir a sustentabilidade ambiental, isto é o uso sustentável dos recursos do planeta, é um dos oito Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM). O mesmo defende que o destino das populações em particular das mais pobres, e do ambiente estão interligados. É necessário adoptar urgentemente políticas de desenvolvimento sustentável e melhorar o planeamento urbanístico, para evitar o surgimento de conflitos por causa dos recursos naturais e prevenir uma degradação ambiental irreversível, alerta este ODM.