apelo a uma acção que assegure a longo prazo a segurança alimentar. Crises recentes ameaçam cumprimento de metas até 2015
apelo a uma acção que assegure a longo prazo a segurança alimentar. Crises recentes ameaçam cumprimento de metas até 2015as agências das Nações Unidas que trabalham para combater a fome lançaram esta segunda-feira um apelo a uma acção que assegure a longo prazo a segurança alimentar, no momento em que um novo relatório mostra que é provável que se mantenha a alta dos preços dos alimentos e aumente mesmo na próxima década, como Fátima Missionária já noticiou.

O relatório anual “O Estado da Insegurança alimentar no Mundo 2011” afirma que países mais pequenos, ou dependentes da importação de outros, particularmente em África, estão especialmente vulneráveis à pobreza e à insegurança alimentar.

O relatório – produzido pela Organização para alimentação e agricultura (FaO), o Fundo Internacional para o Desenvolvimento agrícola (FIDa) e o Programa alimentar Mundial (PaM) – diz que as crises, como a crise alimentar de há vários anos e a que se vive actualmente no Corno de África, “estão a desafiar os nossos esforços para alcançar os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) em reduzir a proporção de pessoas que sofrem de fome para metade até 2015”.