«apoiar os projectos de subsistência sustentável é a melhor maneira de combater a insegurança alimentar na Somália», considera um perito em agronomia da Cruz Vermelha
«apoiar os projectos de subsistência sustentável é a melhor maneira de combater a insegurança alimentar na Somália», considera um perito em agronomia da Cruz VermelhaO Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) pretende ajudar 1,1 milhão de pessoas afectadas pela seca e pela guerra, no sul e centro da Somália. Várias distribuições de alimentos vão decorrer até Dezembro. Durante a primeira etapa, na região de Gedo, 72 mil pessoas vão receber feijão, óleo e arroz, em quantidades que deverão servir para um mês. além desta ajuda imediata, a entidade também quer ajudar a população a tornar-se auto-sustentável e, com esse objectivo, fornece sementes e fertilizantes para 240 mil agricultores antes do período de plantação. a colheita de milho, sorgo feijão-caupi e gergelim deverá realizar-se nos primeiros tempos de 2012.

«as previsões para a estação de chuvas são optimistas. Mesmo que a temporada represente apenas 30 por cento da produção anual de alimentos, se a colheita for boa, ajudará os somalis a recuperarem dos efeitos devastadores da seca, explica Ottavio Sardu, perito do CIVC em agronomia. «Os agricultores somalis sabem como produzir o seu próprio alimento – tudo que temos que fazer é fornecer-lhes os meios. apoiar os projectos de subsistência sustentável é a melhor maneira de combater a insegurança alimentar na Somália, considera, segundo site do CICV.

a Somália enfrenta a pior seca dos últimos 60 anos; situação agravada por um conflito que dura há duas décadas. além da distribuição de alimentos, a entidade apoia 39 clínicas e várias unidades de saúde móvel, na região do centro e sul do país, dirigidas pelo Crescente Vermelho local. actualmente, mais de 10 mil crianças são assistidas nas instalações apoiadas pela entidade.