«Só escutando a Palavra de Deus, a família cristã vai percebendo a beleza da sua especificidade», afirmou José Policarpo
«Só escutando a Palavra de Deus, a família cristã vai percebendo a beleza da sua especificidade», afirmou José PolicarpoO cardeal patriarca de Lisboa defendeu que «o matrimónio é um longo caminho, guiado pela Palavra, que só terminará quando, na Casa do Pai, tiverem a alegria de perceber que as suas núpcias foram a inauguração das núpcias eternas. José Policarpo falava na Eucaristia de encerramento do encontro diocesano da família, por ocasião do Jubileu Sacerdotal Escola Salesiana do Estoril.
O bispo de Lisboa frisou que «não basta casar na Igreja, a própria «preparação do casamento cristão tem de ser feita na escuta da Palavra, que deve acompanhar os esposos cristãos na vivência da fidelidade, no sentido do seu amor como experiência de caridade, na colaboração íntima com Deus, autor e Senhor da vida, na fecundidade e no respeito sagrado pela vida.

a partir da exortação apostólica Verbum Domini, o cardeal exortou os fiéis ao banquete das núpcias: «Somos todos convidados, por ele aspiramos todos os que seguimos Cristo. Somos todos convidados; mas é preciso vestir a veste nupcial que é a conversão do coração. anteriormente havia lembrado que «a salvação é uma festa, porque é experiência de alegria vivida com Deus em comunidade.

José Policarpo terminou a homilia com uma citação desta exortação: «Os esposos lembrem-se de que a Palavra de Deus é um amparo precioso inclusive nas dificuldades da vida conjugal e familiar. Ou seja, «não haverá autêntica pastoral familiar se não for centrada nesta escuta contínua da Palavra de Deus.