« a intenção de Deus é pôr termo à tristeza e à vergonha: Ele quer que todos os homens vivam felizes no amor para com Ele e na comunhão recíproca»
« a intenção de Deus é pôr termo à tristeza e à vergonha: Ele quer que todos os homens vivam felizes no amor para com Ele e na comunhão recíproca»Bento XVI celebrou a Eucaristia em Calábria, no sul de Itália, onde se encontra em visita pastoral à diocese de Lamezia Terme. aos fiéis, o Papa disse que o projecto de Deus passa por «eliminar para sempre a morte, enxugar as lágrimas de todas as faces e fazer desaparecer a condição desonrosa do seu povo.

a partir das leituras do Evangelho, o Pontífice lembrou que esta é uma mensagem que «suscita profunda gratidão e esperança. Na celebração, ao ar livre, o bispo de Roma lembra a bondade de Deus que, estende o seu convite a todos, «mesmo aos mais pobres, abandonados.

O Santo Padre declarou conhecer as dificuldades, problemas e preocupações desta região, (de carácter sísmico). Uma terra onde «o desemprego é preocupante, onde uma criminalidade muitas vezes feroz dilacera o tecido social, uma terra onde se tem sempre a impressão de viver sem situação de emergência, afirmou. ali frisou ter ido para «partilhar alegrias e esperanças, esforços e empenhos, ideais e aspirações.

O Pontífice dirigiu palavras de encorajamento aos habitantes locais, apesar da situação difícil. «Esforçai-vos por crescer na capacidade de colaborar, de vos ocupardes do outro e de todos os aspectos do bem público. Perseverai no testemunho dos valores humanos e cristãos tão profundamente radicados na fé e na história deste território e da sua população, disse.

aos fiéis salientou estar certo que «sabereis superar as dificuldades de hoje para preparar um futuro melhor. Nunca cedais à tentação do pessimismo, permanecendo fechados sobre vós mesmos, afirmou. Bento XVI recordou que Outubro é o mês do Rosário. Referindo-se aos santuários marianos existentes na região e à «viva piedade popular dos calabreses, o Papa encorajou-os a «praticá-la constantemente, à luz dos ensinamentos do Concílio Vaticano II, da Sé apostólica e dos pastores locais.