Eles são o conforto de muitos doentes e famílias. Milhares de pessoas trabalham voluntariamente em hospitais e outros locais, relacionados com a saúde

Eles são o conforto de muitos doentes e famílias. Milhares de pessoas trabalham voluntariamente em hospitais e outros locais, relacionados com a saúde

Este sábado, 8 de Outubro, reúnem-se num encontro que visa fazer uma análise do trabalho efectuado. a iniciativa é da Federação Nacional de Voluntariado em Saúde, decorrendo o encontro em Pombal. Estão presentes muitos voluntários que estão presentes nos Hospitais, nos centros de saúde e em muitas Unidades de cuidados diferenciados como os continuados e os paliativos.

Pretende ser, também, um espaço de informação, formação, partilha de experiências e temáticas pertinentes para o sector, bem como tempo de saudável convívio. a presidente da Comissão Nacional de acompanhamento do ano Europeu do Voluntariado participa nos trabalhos. Será ainda entregue o diploma de mérito da Federação a uma associação de voluntariado, como reconhecimento pelos serviços prestados.

À rádio TSF, João antónio Pereira salientou que há 50 mil voluntários ligados à Federação, mas há muitos outros ligados, por exemplo à Cruz Vermelha ou à União de Misericórdias. São de todas as idades, homens e mulheres, mas «são sobretudo pessoas de 50 anos para cima, e cada vez mais com formação de nível superior, define. O responsável sublinhou ainda que «embora saibamos que muitos aspectos da formação dos voluntários se adquirem na acção que realizam diariamente, é verdade que há aspectos em que necessitam de estar apetrechados de ferramentas que lhes permitam fazer o bem bem feito, a propósito deste encontro.