Parlamento português aprova voto de congratulação pela atribuição do prémio Nobel da Paz 2011 a Ellen Johnson-Sirleaf, Leymah Gbowee e Tawakkul Karman
Parlamento português aprova voto de congratulação pela atribuição do prémio Nobel da Paz 2011 a Ellen Johnson-Sirleaf, Leymah Gbowee e Tawakkul Karman a decisão do Comité Nobel da Paz 2011 de dividir o Prémio Nobel da Paz pelas três mulheres «chama a atenção para o papel das mulheres na paz e segurança. Ellen Johnson-Sirleaf, Leymah Gbowee a Tawakkul Karman foram distinguidas «pela luta pacífica em defesa da segurança das mulheres e dos direitos das mulheres na participação total no trabalho de construção da paz.

No voto aprovado é salientada a «participação das mulheres nos processos de paz e segurança, na promoção da justiça, do bem-estar e do desenvolvimento da sociedade no seu todo encontra aqui expressão e esse é um grande motivo de regozijo. algumas bancadas aplaudiram de pé a decisão.
Johnson Sirleaf, de 72 anos, economista formada em Harvard, é a primeira mulher presidente de África eleita em 2005. É candidata novamente às eleições presidenciais, que decorrem este mês. a activista Leymah Gbowee organizou um grupo de mulheres cristãs e muçulmanas para desafiar os senhores da guerra na Libéria. Tawakul Karman, de 32 anos, liderou a organização Mulheres Jornalistas sem Correntes, um grupo de defesa dos direitos humanos. Tem desempenhado um papel fundamental na organização dos protestos no Iémen contra o governo do Presidente ali abdullah Saleh, que se iniciaram no final de Janeiro.