Prémio Nobel da Paz é entregue a três mulheres que se destacaram na luta pelos direitos das mulheres. Ellen Sirleaf, presidente da Libéria, é uma das laureadas
Prémio Nobel da Paz é entregue a três mulheres que se destacaram na luta pelos direitos das mulheres. Ellen Sirleaf, presidente da Libéria, é uma das laureadasO anúncio foi feito hoje em Oslo, capital da Noruega. as laureadas foram «recompensadas pela sua luta não violenta pela segurança das mulheres e pelos seus direitos a participar dos processos de paz, afirmou Thorbjoern Jagland, presidente do comité do Nobel. «Não podemos alcançar a democracia e a paz duradoura no mundo se as mulheres não obtêm as mesmas oportunidades que os homens para influir nos acontecimentos em todos os níveis da sociedade, defendeu, segundo o jornal Globo.

Ellen Johnson Sirleaf, presidente da Libéria, foi a primeira mulher a ser democraticamente eleita em África. a africana de 72 anos contribuiu para a manutenção da paz na Libéria, para o desenvolvimento económico e social do país e o reforço do papel das mulheres. a activista, Leymah Gbowee, também ela liberiana, destacou-se durante a segunda guerra civil liberiana, em 2003. Mobilizou as cidadãs do país africano para defender a paz. Tawakkul Karman, activista iemenita, destacou-se durante a Primavera Árabe, movimento de revolta popular que teve início na Tunísia e rapidamente se expandiu a outros países árabes; entre eles o Iémen.

Em 2010, o vencedor foi o activista chinês, Liu Xiaobo, e no ano anterior, o presidente norte-americano, Barack Obama. Desde a instituição do prémio, 12 mulheres receberam o prémio Nobel da Paz. a última laureada foi a queniana, Wangari Maathai, que faleceu a 25 de setembro. ao longo do ano 2010, decorreu uma campanha que apelava à atribuição do Nobel da Paz às mulheres africanas.