O Brasil é considerado um país privilegiado pois detém cerca de 12 por cento da água doce do planeta. Contudo, verificam-se desigualdades na distribuição dos recursos hídricos
O Brasil é considerado um país privilegiado pois detém cerca de 12 por cento da água doce do planeta. Contudo, verificam-se desigualdades na distribuição dos recursos hídricosDe 7 a 9 de Novembro, realiza-se na Universidade de São Paulo, no Brasil, o terceiro «Encontro Internacional de Governança da Água. O evento visa promover o debate e a reflexão sobre o problema da água no Brasil. Estarão presentes especialistas nacionais e internacionais, adianta a agência adital. Subordinado ao tema geral «Desafios Interdisciplinares da Governança da Água, o encontro terá quatro mesas redondas sobre «Segurança hídrica e vulnerabilidade, «Água e pagamento de serviços ecossistêmicos, «Inovação na governança da água e «Mudança climática, desastres naturais e comunicação de risco.

O Brasil é considerado um país privilegiado pois detém cerca de 12 por cento da água doce do planeta. Conta com o maior rio: o amazonas. Contudo, a distribuição deste bem pelo território é desigual em particular na região sudeste. O Banco Mundial alertou recentemente para a problemática. Segundo o director da entidade, Makhtar Diop, o forte desenvolvimento económico do país vai aumentar a pressão sobre os recursos de água, desenvolvimento urbano e infra-estruturas.

a água é um bem essencial para toda a humanidade que é abordado no último Objectivo de Desenvolvimento do Milénio: garantir a sustentabilidade ambiental. Cerca de 1. 6 mil milhões de pessoas vivem em áreas com escassez de água. Em 2008, metade da população mundial residia em zonas urbanas. a crescente e rápida urbanização do planeta está a esgotar os recursos naturais, situação que afecta em particular os mais pobres das cidades da África Subsariana e da Ásia. Peritos prevêem que a falta de recursos hídricos será a principal causa de conflitos entre as nações no futuro.