a vida na diocese de Bragança-Miranda começa agora a ganhar um novo ritmo, com o bispo mais novo de Portugal
a vida na diocese de Bragança-Miranda começa agora a ganhar um novo ritmo, com o bispo mais novo de PortugalEsta sexta-feira, 7 de Outubro, a diocese de Bragança-Miranda comemora o décimo aniversário da dedicação da Igreja catedral a Nossa Senhora Rainha. Será o primeiro grande acto oficial a que presidirá o novo bispo da diocese transmontana. José Cordeiro celebrará o Pontifical, pelas 18h, acompanhado dos seus dois antecessores, os bispos antónio Montes Moreira e antónio José Rafael.

O novo prelado, de 44 anos, o 44º bispo de Bragança-Miranda, foi responsável do Pontifício Colégio Português em Roma, o colégio onde os padres das diferentes dioceses são enviados pelos seus bispos para estudar, durante os últimos 12 anos. No próximo domingo, dia 9 de Outubro, celebrará missa na Concatedral de Miranda do Douro pelas 16h. Tem já marcada uma assembleia do clero para escutar a diocese, a 17 de Outubro.

Homem que gosta de jogar futebol, tem já marcado um jogo de futebol com os fiéis (ainda sem data e hora). Mas é um homem de literatura. Na sua saudação, aquando da ordenação, citou Fernando Pessoa, Sophia de Mello Breyner e Miguel Torga, para afirmar que a Igreja não deve ter medo do futuro. « a nossa realidade pastoral exige a coragem, a confiança e a paciência para ir ao encontro dos homens e das mulheres do nosso tempo, testemunhando que também hoje é possível, belo, bom e justo viver a existência humana à luz do evangelho.

Já tem dois livros publicados: «O Padre – Do mistério ao ministério e «Grão de amendoeira (ambos editados pela Pedra angular). Este último deu nome ao site e o blogue que tem acompanhado a vinda de José Cordeiro para guiar a diocese natal. O grão de amendoeira faz, inclusive, parte do seu novo brasão episcopal.

Na última semana foi editado mais uma obra sua: «O bispo, servidor da esperança (edições Paulinas). Nele, o agora prelado de Bragança-Miranda defende que o papel do bispo é «acolher a indiferença social em relação ao fenómeno religioso «como um apelo ao testemunho dos que acreditam. a apresentação do livro será efectuada a 12 de Outubro, pelas 18h30, no auditório da Junta de Freguesia da Sé, em Bragança.