a vida do missionário dificilmente é monótona. São tantas as pequenas e grandes coisas que nos enchem os dias, que é difícil a rotina ou que esta nos aborreça. Nos últimos dias, chegou ao Guiúa, Inhambane, mais um reforço para a equipa missionária
a vida do missionário dificilmente é monótona. São tantas as pequenas e grandes coisas que nos enchem os dias, que é difícil a rotina ou que esta nos aborreça. Nos últimos dias, chegou ao Guiúa, Inhambane, mais um reforço para a equipa missionáriaVindo de Itália, da diocese de Messina, o seminarista Oscar Ligato, chegou ao Guiúa para um ano de experiência pastoral. ainda não fala bem português, mas está muito empenhado e ensaia as primeiras frases com quantos se cruzam com ele, participando já das actividades da missão. Domingo, 2 de Outubro, decorreu a assembleia dos grupos da Infância Missionária da paróquia do Guiúa. Congregou mais de uma centena de crianças para juntas iniciarem o mês missionário. Houve tempo para palestra, almoço e recreação, sempre em ambiente de alegria e festa.

Não esmorecem as actividades rotineiras: pequenas reparações; aulas aos catequistas e às crianças; pastoral e serviços caritativos; apoio aos doentes, aos idosos; acolhimento a quantos chegam e a despedida aos que partem. Nesta semana, despede-se da missão do Guiúa a irmã Glória, franciscana missionária de Maria, que parte para Maputo, onde irá tomar posse como ecónoma provincial, depois de quatro anos de dedicação exemplar à educação, à pastoral e aos jovens do Guiúa. Neste constante desenrolar de acontecimentos e actividades, os missionários da Consolata da diocese de Inhambane, encontraram-se no Guiúa para debater os problemas comuns, partilhar as suas experiências e reforçar os laços que os unem enquanto membros da mesma família missionária.

Nova visita chega, desta vez uma irmã da Consolata moçambicana, missionária na Tanzânia há mais de duas décadas. agora de férias em Massinga, Inhambane, de onde é proveniente, aproveita o tempo e visita o centro do Guiúa. a irmã Floriana anima-se com a actividade do centro e a equipa missionária anima-se com o seu testemunho de vida e actividades que desenvolve na pastoral e na acção social. Os dias, como sempre parecem precipitar-se e mais uma semana se prepara para terminar. O balanço é inevitável e nele uma acção de graças pela diversidade de vidas e de experiencias, pela graça de poder estar presente e envolvido em tantas coisas e com tanta gente. Uma prece: força e ânimo para continuar, para querer e saber fazer sempre mais, melhor e diferente.