Rádio Vaticano comemora 80 anos da sua fundação, ao serviço do Papa e da evangelização. Uma história que começou a 12 de Fevereiro de 1931, com a inauguração da primeira sede da Rádio Vaticano, pelo Papa Pio XI
Rádio Vaticano comemora 80 anos da sua fundação, ao serviço do Papa e da evangelização. Uma história que começou a 12 de Fevereiro de 1931, com a inauguração da primeira sede da Rádio Vaticano, pelo Papa Pio XIOs 80 anos da rádio do Papa dão origem a um livro, com o mesmo nome, agora editado.composto por dois volumes, começou a ser escrita há muito tempo. O primeiro volume deveria ter sido lançado em 13 de Maio de 1981, para comemorar os 50 anos da Rádio Vaticano. Mas nesse dia, João Paulo II sofreu o atentado, e o lançamento do livro foi adiado, até agora. Neste novo trabalho, dos 80 anos da rádio, aparece reinserido, tornando a obra mais completa.

«80 anos é uma bela idade e é «uma ocasião para se reflectir sobre a missão que a rádio do Papa tem desempenhado ao longo destes anos, afirmou o director geral da Rádio Vaticano. O padre Federico Lombardi salientou, no lançamento da obra, que, a rádio Vaticano é mais que uma rádio, pois expandiu-se aos novos media faz uso da internet e das novas tecnologias.

«É mais que um livro que conta a história de uma rádio, é, sim, uma obra que nos traz um recorte da história contemporânea e a história da comunicação”, ressaltou o vice- director da rádio Rai, Sérgio Valzania. O autor, De Carolis, parafraseando o padre Pascoale Borgomeo, ex-director geral da rádio Vaticano, disse: «Se me perguntassem se a rádio Vaticano pode fazer muita coisa, eu diria: se olharmos nossa força, eu direi não, se olharmos a grandeza da nossa missão, eu direi sim.

Tudo começou em 1929, com um projecto para a construção de uma estação de rádio que ajudasse a Igreja Católica a comunicar com o maior número de países possível de modo mais livre, já que os regimes totalitaristas de então restringiam a sua liberdade de expressão. O empreendimento foi pedido a Marconi, assinala a próprio Rádio Vaticano.

No início da II Guerra Mundial, a Rádio Vaticano transmitia, regularmente, em nove línguas diferentes. E durante esse período, foram transmitidas mais de um milhão e 200 mil mensagens em seis anos, e 12 mil horas de transmissão. Neste período, a rádio do Papa era um meio de informação livre.

Durante o tempo de domínio comunista no leste e o aumento da repressão ao mundo católico, foi construído o Centro de Transmissões de Santa Maria de Galeria, inaugurado em 1957. aí a voz do Papa chegou também à África, à américa Latina e à Ásia. Durante o Pontificado de João XXIII, as informações sobre o Concílio Vaticano II foram transmitidas em 30 línguas diferentes. a rádio ganhou uma nova sede, no Palazzo Pio, até hoje.