O presidente, Michel Martelly, desenvolve o programa de ensino gratuito, «Educação para todos», que pretende abranger centenas de milhar de crianças. Material escolar e refeições ficam a cargo de organizações
O presidente, Michel Martelly, desenvolve o programa de ensino gratuito, «Educação para todos», que pretende abranger centenas de milhar de crianças. Material escolar e refeições ficam a cargo de organizaçõesas crianças haitianas regressaram à escola estes dias, depois de uma pausa prolongada devido ao «ambicioso programa do presidente, Michel Martelly: educação gratuita para 772 mil alunos a partir dos seis anos. Foi criado um fundo nacional para a educação para colectar os impostos sobre o rendimento dos haitianos residentes no estrangeiro, sobre as transferências de capital e a ajuda financeira internacional. O material escolar e as refeições ficam a cargo da UNICEF (Organização das Nações Unidas para a Infância) e do Programa alimentar Mundial, adianta a agência Misna. «Tímido foi o adjectivo atribuído pela comunicação social local ao primeiro dia de escola.

O Haiti apresenta um fraco sistema de ensino público. Tal como em muitos outros países pobres, acedem à educação as crianças das famílias mais abastadas que conseguem pagar escolas privadas. as entidades religiosas asseguram em parte a educação das crianças mais pequenas. O sismo de Janeiro de 2010 veio reforçar os problemas já existentes, tanto ao nível das infra-estruturas como das deslocações.