Facção de um dos grupos armados no Darfur concordou em proibir a utilização de menores nas suas fileiras
Facção de um dos grupos armados no Darfur concordou em proibir a utilização de menores nas suas fileirasUma facção de um dos grupos armados no Darfur concordou em proibir o uso de crianças-soldados nas suas fileiras após negociações com a missão de paz da União africano (Ua) e das Nações Unidas para a região sudanesa (UNaMID), foi anunciado esta quarta-feira.
a auto-intitulada Liderança Histórica do Exército de Libertação do Sudão, facção do Exército de Libertação do Sudão/ abdel Wahid, apresentou um plano de acção junto da ONU, através de Ibrahim Gambari, representante especial conjunto da Ua-ONU e chefe da UNaMID, a 25 de Setembro, comprometendo-se a pôr fim ao recrutamento e uso de crianças-soldados, em cumprimento das resoluções do Conselho de Segurança sobre crianças e conflitos armados.
O líder do grupo, Usman Musa, emitiu em agosto uma ordem de comando para os membros da sua facção a impedir o recrutamento e uso de crianças nas fileiras do movimento. a sua ordem também proíbe ataques a escolas e hospitais e todo o comportamento que leva ao abuso e violência contra as crianças, incluindo abuso sexual e casamento forçado.