Dedicação da basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima assinala-se a 12 de Outubro
Dedicação da basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima assinala-se a 12 de OutubroO título de «basílica foi-lhe concedido por Pio XII, pelo breve «Luce Superna, de 11 de Novembro de 1954. Tal como a Capelinha das aparições, a basílica foi construída para corresponder ao pedido expresso de Nossa Senhora, a 13 de Outubro de 1917: «Quero dizer-te que façam aqui uma capela em minha honra, que sou a Senhora do Rosário.

À entrada da basílica, por cima da porta principal, encontra-se um mosaico que representa a Santíssima Trindade a coroar Nossa Senhora. Foi executado nas oficinas do Vaticano e ali benzido pelo então Secretário de Estado, Cardeal Eugénio Pacelli, futuro Papa Pio XII. O monograma Nossa Senhora do Rosário de Fátima, na frontaria da torre, é em mosaico e foi feito nas oficinas do Vaticano.

O projecto foi concebido pelo arquitecto holandês Gerardus Samuel van Krieken e continuado pelo arquitecto João antunes. a 13 de Maio de 1928 foi benzida a primeira pedra pelo arcebispo de Évora, Manuel Mendes de Conceição Santos. a sagração foi a 7 de Outubro de 1953. a torre sineira tem 65 metros de altura, é rematada por uma coroa de bronze, de sete mil quilos, e encimada por uma cruz iluminada que, de noite, se avista a longa distância.
a estátua do Imaculado Coração de Maria, no nicho da torre, tem 4,73 metros e pesa 13 toneladas. É obra do escultor americano Pe. Thomas McGlynn, religioso dominicano, que a esculpiu em Itália, durante mais de dois anos, segundo o modelo feito sob a indicação da Irmã Lúcia; foi oferecida pelos católicos americanos, e benzida em 13 de Maio de 1958, pelo bispo João Pereira Venâncio.