Mais de 200 agentes da polícia foram detidos no âmbito de uma campanha anti-corrupção. Inquérito que levou à detenção foi pedido pelo presidente
Mais de 200 agentes da polícia foram detidos no âmbito de uma campanha anti-corrupção. Inquérito que levou à detenção foi pedido pelo presidentePelo menos 212 funcionários da polícia mexicana foram detidos, nos últimos três dias, em vários municípios de Nuevo León, a norte do México, no seguimento de um inquérito pedido pelo presidente do país, Felipe Calderón, para averiguar a corrupção entre as forças de segurança. O maior número de detenções ocorreu em Santa Catarina, perto de Monterrey, com 44 agentes detidos, que poderão ter protegido os criminosos «Los Zetas, adianta a agência Misna. O grupo é responsabilizado pelo tráfico de drogas e por outras actividades ilegais, sendo também autor de vários episódios de violência no país.

Segundo a Misna, que refere a comunicação social local, 113 membros da polícia em liberdade ainda estão a ser investigados. O presidente de câmara de Monterrey pediu ao governo central que aumentasse a presença militar para garantir a segurança dos 320 mil habitantes da cidade.