Metade da população nas zonas rurais não tem acesso à água potável e a situação pode piorar durante a estação seca que vai de Setembro a Dezembro. Em andapa, 30 mil pessoas estão sem este bem precioso
Metade da população nas zonas rurais não tem acesso à água potável e a situação pode piorar durante a estação seca que vai de Setembro a Dezembro. Em andapa, 30 mil pessoas estão sem este bem preciosoNas zonas rurais de Madagáscar, 54 por cento da população não tem acesso à água potável. Os cidadãos em causa são obrigados a recorrer aos rios e poços de água que não são controlados, indica um estudo do Instituto Nacional de Estatísticas, realizado em agosto, citado pela agência Misna. Nos grandes centros urbanos, 70 por cento da população tem acesso à água potável.

O estudo refere a falta de investimento da Jirama, empresa distribuidora de água a nível nacional. a mesma não está em condições para aumentar as suas instalações nem renovar as que já existem, isto apesar da demanda crescente resultante do crescimento demográfico. Receia-se que a situação venha a piorar durante a estação seca, que se estende até Dezembro. Em andapa, localidade do norte do país, 30 mil pessoas estão sem água potável.

Para a «associação Internacional das populações das Regiões Montanhosas, da qual o país também faz parte, trata-se de um problema de gestão de água. Segundo a mesma fonte, a sociedade civil quer iniciar um diálogo com as autoridades municipais, de forma a defender os interesses das populações locais e fazer pressão sobre a Jirama.

a falta de acesso à água potável e a diminuição dos recursos hídricos constituem o grande problema da população, tanto na vida diária como no desenvolvimento de actividades agrícolas. a falta de serviços públicos resulta em parte da crise política e institucional, em curso desde 2008.