O cardeal Péter ErdÅ‘ foi reeleito presidente do Conselho das Conferências Episcopais da Europa, para o período de 2011 e 2016

O cardeal Péter ErdÅ‘ foi reeleito presidente do Conselho das Conferências Episcopais da Europa, para o período de 2011 e 2016

O arcebispo de Esztergom-Budapeste e primaz da Hungria foi reconduzido no cargo e terá como tarefa o desafio da evangelização na Europa. Foram eleitos vice-presidentes o cardeal-arcebispo de Genova e presidente da Conferência Episcopal Italiana, angelo Bagnasco, e o arcebispo de PrzemyÅ›l e presidente da Conferência Episcopal da Polónia, Józef Michalik. Estes responsáveis substituem o cardeal Jean-Pierre Ricard, arcebispo de Bordeaux; e o cardeal Josip Bozanic, arcebispo do Zagreb.

a nota de imprensa divulgada refere que a assembleia plenária, que contou com a presença do bispo português da diocese de aveiro, antónio Francisco dos Santos, «agradeceu aos escolhidos a sua disponibilidade e augura um trabalho prolífico ao serviço da evangelização na Europa. Os participantes agradeceram ainda aos membros da presidência anterior o «trabalho desenvolvido pelo bem da Igreja e pela dedicação para promover a comunhão fraterna entre os episcopados europeus.

a nova presidência já entrou em funções, no primeiro domingo de Outubro. Durante os trabalhos foram divulgados os resultados de um inquérito sobre a Nova Evangelização enviado aos episcopados nacionais. O tema tratado nesta assembleia foi o da Nova Evangelização. a 22 de Novembro vai ser assinalado, em Roma, o 40º aniversário do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), organismo composto pelas 33 conferências episcopais da Europa, representadas pelos seus presidentes, além dos arcebispos do Luxemburgo, Principado do Mónaco, Chipre dos Maronitas e o bispo de Chisinau, na Moldávia.