Comunidade internacional deve intensificar esforços na antecipação de crises humanitárias. Fome na Somália é o exemplo repetido
Comunidade internacional deve intensificar esforços na antecipação de crises humanitárias. Fome na Somália é o exemplo repetidoantónio Guterres pediu esta segunda-feira à comunidade internacional para intensificar os esforços na antecipação de crises humanitárias, citando a actual fome mortal na Somália tanto como um exemplo de falta de visão como no adiamento de medidas preventivas.
Todos nós pudemos ver esta escalada há muito tempo, afirmou o alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR). Guterres adiantou que a seca e a fome, que já mataram dezenas de milhares de somalianos, ameaça a vida de outras 750 mil pessoas, pode colocar mais de 3,2 milhões mais à beira da inanição, e afecta 13,3 milhões de pessoas em toda a região do Corno de África.
Em todo o caso, nós, comunidade internacional, somos lentos a reagir aos sinais de que as coisas estavam a começar a deteriorar-se. O que é pior: nós também não temos a capacidade de, em primeiro lugar, os impedir de ficar tão mal, afirmou na abertura da reunião anual em Genebra do comité executivo do aCNUR.