a obra, editada em três volumes e um CD Rom, é coordenada pelo historiador e investigador José Eduardo Franco
a obra, editada em três volumes e um CD Rom, é coordenada pelo historiador e investigador José Eduardo Franco a obra «desmistifica o arquivo da Santa Sé, que é uma «base de dados mundial riquíssima da relação da Igreja com o mundo. a edição integra 14 mil documentos «apenas relativos ao Fundo da Nunciatura de Lisboa, do século XV até ao papado de Bento XV (1914-1922), referiu o historiador, citado pela Lusa. José Eduardo Franco desmitifica a «auréola de mistério que envolve o arquivo da Santa Sé, sublinhando que «é acessível a qualquer investigador credenciado por uma instituição académica que saiba latim, italiano e paleografia, e tenha muita paciência.

Preparada por uma equipa de investigadores que durante uma década e meia analisou o fundo da Nunciatura de Lisboa patente no arquivo Secreto do Vaticano, esta obra assume-se como um instrumento de pesquisa essencial para o conhecimento da história, da política, da religião e da sociedade no quadro das relações de Portugal com as vastas regiões do seu Império Ultramarino. O primeiro tomo é dedicado à temática da «Costa Ocidental de África e Ilhas atlânticas e tem coordenação científica de arnaldo do Espírito Santo e Manuel Saturino Gomes.

No segundo tomo, dedicado ao «oriente a coordenação científica é de João Francisco Marques e José Carlos Lopes de Miranda. Já no terceiro tomo, dedicado ao «Brasil, a coordenação científica é de Luís Machado de abreu e José Carlos Lopes de Miranda. O prefácio é de Roberto Carneiro, presidente do Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa da Universidade Católica Portuguesa.